![](https://servia8c.no.comunidades.net/imagens/blablablaaa.jpg)
População
10.159.046
Expectativa de vida no nascimento
População total: 75,29 anos
Homens: 72,7 anos
Mulheres: 78,09 anos (2008 est.)
Taxa de fertilidade
1,69 crianças por mulher- a maioria de mulheres possuem de 1 a 2 filhos(as) (OBS.:2008 est.)
Taxa de alfabetização
Definição: maiores de 15 anos que podem ler e escrever
População total: 96,4%
Homens: 98,9%
Mulheres: 94,1% (2003 census)
Traços fisicos:
A maioria da população que vive na Sérvia são pessoas de cores claras , muitas vezes com os olhos claros também.
Religião:
A identidade sérvia é baseada no cristianismo ortodoxo e na Igreja Ortodoxa Sérvia, de tal forma que alguns nacionalistas sérvios afirmam que aqueles que não tem o cristianismo ortodoxo como fé não são sérvios. Isto é um erro: a conversão dos eslavos do sul do paganismo para o Cristianismo teve lugar antes do Grande Cisma do Oriente, que dividiu o catolicismo entre os gregos orientais e os católicos ocidentais. Após o cisma, aqueles que viviam sob a esfera de influência ortodoxa tornaram-se ortodoxos e aqueles que viviam sob a esfera de influência católica tornaram-se católicos. Alguns etnologistas consideram que as distintas identidades de sérvios e croatas se relacionam mais com a religião que com a etnia. Coma chegada do Império Otomano, alguns sérvios e croatas se converteram ao Islã. Isto ocorreu particularmente - mas não completamente - na Bósnia.
Alimentação :
A culinária sérvia foi influenciada pelos povos que invadiram o país ao longo dos anos, principalmente os húngaros e turcos.
A cozinha sérvia é indubitavelmente continental: carne de porco, vaca e carneiro, aves, peixes de rio, vegetais e leguminosas, queijo e pão, compõem a ementa tradicional desta antiga República.
Entre as preparações típicas na Sérvia, as carnes na brasa são muito conhecidas. Destaque para o cevapcici (pequenos pedaços de carnes em tiras) e a plieskavica (um grande hamburguer de filé). E para acompanhar, uma salada feita com pimentão vermelho, cebola e tomate temperada com azeite e vinagre.
Outras iguarias do pais são gibanica (torta de queijo); sarma (repolhos recheados com carne moída), burek (uma torta de semolina com mel), zelje (ensopado com verdura e costelinha salgada) e ajvar (pasta de pimentão). Vale a pena experimentar tambem o bacon e presunto.
No interior é comum o consumo de galinha ou patos servidos com salsichas defumadas, pernas de porco, além das costeletas preparadas ao ar livre, acompanhadas de batatas assadas.
Entre as sobremesas mais populares está o palacinke (crepe), krempita (mil-folhas recheada com um creme doce) e a maçã com strudel de queijo. Rahat são algumas das chamadas delícias turcas, docinhos quadrados feitos de gelatina, fécula de milho, água de rosas, pistaches ou amêndoas ou castanhas de caju.
As bebida tipicas sljivovica e kruskovaca (licores di fruta de alto teor alcoólico), muito procuradas e servidas em pequenas garrafas de dose única.
Danças :
A tradicional dança sérvia é uma dança em círculo chamada kolo. É uma dança coletiva, de um grupo de pessoas (habitualmente doze, no mínimo três)